sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

O problema não é comprar

A jornalista americana Alissa Quart, autora de um
livro sobre hábitos de compra dos adolescentes,
fala sobre o consumismo juvenil
.



Veja – O jovem é um consumista?
Alissa Quart –
Todo mundo é consumista, em maior ou menor grau, adultos ou adolescentes. Em 2001, os jovens gastaram 155 bilhões de dólares nos Estados Unidos. Em média, o adolescente americano gasta 60 dólares por semana do próprio dinheiro. Apenas 56% desse valor vem da mesada dos pais. O restante, ele ganha sozinho, normalmente trabalhando em empregos de meio período.
Veja – Porque é que os jovens compram produtos de luxo?
Alissa –
Porque nos últimos anos as empresas adoptaram a estratégia de direccionar esses produtos para os jovens. Esse avanço foi influenciado pelo estilo de vida dos astros de rap e hip hop, que valorizam esses produtos na sua música e na sua vida pessoal. Marcas caras, como Louis Vuitton, tornaram-se símbolos de cultura popular. O interesse destes símbolos de status também cresceu bastante entre os adultos e, por consequência, entre os seus filhos.
Veja – Por que os pais não tentam barrar essa avalanche de consumismo juvenil?
Alissa –
Porque o consumismo não é considerado um problema. O que preocupa é se as filhas vão engravidar ou se os filhos vão se viciar em crack. Nesse contexto, consumir é inofensivo. O consumo é visto como uma conquista do adolescente, a sua primeira inserção no mundo adulto. Os pais dão mesadas aos filhos como uma preparação para a responsabilidade de ter o próprio dinheiro. Na verdade, o consumismo só se torna realmente perigoso quando assume proporções exageradas.
Veja – Como mostrar a um adolescente que um produto de luxo que ele deseja comprar está fora da realidade?
Alissa – Pais e filhos deveriam tentar um olhar crítico em relação à mídia e à publicidade. Não é fácil, pois o marketing moderno utiliza-se de técnicas sutis para atingir os jovens. É comum nos Estados Unidos "infiltrar" num shopping center adolescentes usando marcas de grife. A ideia é estimular os seus amigos a comprar aqueles produtos. Os pais não devem apenas dizer não. Precisam também estar atentos às técnicas para induzir as compras.

5 comentários:

  1. Na minha opinião o blog está bem, para o começo. No entanto, deveria ter mais conteúdo e estar o tema mais aprofundado, já têm uma seguidora :)
    Amo-voooooooooooooos ♥

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito desta entrevista, tendo concordado na íntegra no que nela foi referido.

    Acho que todos nós temos de consumir para conseguirmos satisfazer as nossas necessidades, no entanto temos de o fazer de uma forma moderada.

    Parabéns miúdas...

    bjs Beatriz Ferreira

    ResponderEliminar
  3. Esta muito bem estruturado o blog mas como a carla refere falta mais informação« acho que por menos uma aula deveriam fazer um post' | agora vejam se concordam !


    beijinhoo0 queridas :)

    ResponderEliminar
  4. para mim o blog está bem formolado.

    Na minha opinião deveria de ter mais post's, de resto ta bem,tem a informação necessária
    beijjjosss e boa sorte xD

    ResponderEliminar
  5. :Muitoo bem meninas precisais so mais informação e estruturaa.

    ;Muitoo bem

    :adrianalopes

    ResponderEliminar